Advertisement

Responsive Advertisement

Curso Básico do MS Project – Módulo 01

Boas Vindas!

Estamos iniciando o curso de MS PROJECT, espero que possa contribuir para uma abordagem simples, e de fácil entendimento, levando a um conhecimento explícito desta ferramenta de real importância para a gestão de projetos.

Fundamentos de Gerência de Projetos

O aprendizado no MS Project 2000 envolve muito mais do que o simples entendimento de como funciona este software. Diferente de outros softwares, o MS Project está intimamente interligado com a disciplina ou a prática da qual este vem auxiliar, o gerenciamento de projetos. Portanto, não basta apenas entender como é o funcionamento desse software, faz-se necessário aliá-lo ao conhecimento da gestão de projetos.

O que é um Projeto e seu gerenciamento?


Sugerimos que você leia a postagem sobre Gestão de Projetos, onde você poderá verificar o seu significado, e as áreas de conhecimento já descritas pelo PMI - Project Management Institute.

Os Fatores Gerenciáveis no MS Project

Estes fatores são interdependentes e sujeitos a alterações no decorrer do processo, sem que isso signifique a ruptura do planejamento com a execução. A gerência dessas variáveis é feita sob o ponto de vista de um modelo matemático, onde se admite que a modificação do valor de uma delas terá um impacto previsível em todas as demais. Qualquer que seja a mudança que ocorra em uma das variáveis, o gerente deve ter um modelo que permita uma rápida tomada de decisão que corrija a mudança de curso. É importante lembrar que toda e qualquer modificação no conteúdo das variáveis acima deve ser negociada, em geral, com o cliente e os fornecedores internos e externos ao projeto.

Em Projetos, Planejar é Excencial.

O planejamento em qualquer atividade de uma organização é sempre encarado como uma rotina essencial. Entretanto, em grande parte dos projetos existentes, pouco se planeja, muito se executa e muito, mas muito mesmo, gasta-se refazendo um trabalho que, com um devido planejamento, poderia ter sido evitado.

Etapas essenciais do Planejamento no MS Project




Deveremos seguir uma estrutura simples, mas eficaz, de planejamento. Na figura acima, são apresentadas as etapas essenciais para que se possa elaborar o escopo do projeto no MS Project 2000. Durante o curso, cada etapa acima será definida no software.

Próximo Módulo
Vamos ver o MS Project - em uma visão geral

  1. MS Project 2000;
  2. Barra de menus;
  3. Barra de ferramentas;
  4. Barra de formatação;
  5. Barra de modos;
  6. Barras de rolagem.

Aguardo você em nossas próximas atividades.

Lembre-se “a oportunidade favorece a mente preparada”.

Postar um comentário

0 Comentários