Advertisement

Responsive Advertisement

Meu Chefe Encontrou Meu CV Na Internet... E Agora?

Viviane Macedo

Procurar emprego quando se esta trabalhando requer cautela. Além de ter de se ausentar da empresa para realizar entrevistas e dinâmicas – que, às vezes, demoram horas -, o profissional corre um sério risco: ter seu currículo encontrado pelo próprio chefe na Internet...


O que fazer numa situação como essa?

Nessa hora, não tem muito para onde correr e nem como mentir. Dizer que o currículo está lá por engano ou é um cadastro antigo, segundo especialistas, é uma gafe maior ainda. "Mantenha a calma e tente conversar. Mentir não é nem um pouco indicado para esse momento", afirma Renato Waberski, consultor de carreira da Thomas Case & Associados.

Ele explica que a situação, apesar de constrangedora, pode ter um lado positivo. "Esse acaba sendo um momento de abertura para conversar e apresentar o porquê de estar querendo sair, qual é o problema, o que esta acontecendo – se é falta de perspectivas ou o problema é com o salário. Enfim, apresentar os motivos. Essa situação, muitas vezes, cria uma abertura para conversa que não existia antes", observa Waberski.

Pode ser que...

Não há muito como prever a reação do chefe, afinal cada um reage de um jeito. Mas é recomendável estar preparado para uma conversa amigável ou para uma séria queixa. "Claro que o risco de o profissional ser dispensado posteriormente é enorme, porque talvez a empresa não vá mais confiar nele", diz o consultor de carreira. Já para Glaucia Santos, supervisora da Consultoria Virtual da Catho Online, o que pode acontecer é o profissional passar a sofrer fortes pressões para que ele mesmo se desligue da empresa, evitando assim gastos para a organização. "Financeiramente para a empresa não é interessante (demiti-lo). Então, em muitos casos, a pressão e o próprio clima favorecem para que o profissional peça demissão", afirma.

Waberski afirma que o contrário também pode acontecer, "Apesar de não assumir publicamente que os motivos do colaborador são plausíveis, o chefe pode considerar suas opiniões e tentar melhorar os pontos citados pelo funcionário", considera.

Mantendo a linha

O consultor de etiqueta empresarial Fabio Arruda acredita que o grande erro, nesse caso, é do profissional, que não abriu ao chefe as suas intenções de sair da empresa. Por isso, ele só tem um conselho a dar - mantenha a postura! "Nem tente discutir, porque, na verdade, é você o errado da história e pode ouvir o que não quer – o que é natural. A situação é constrangedora e só seria menos se tivesse avisado antes", opina Arruda.

Fonte: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=10132

Postar um comentário

4 Comentários

rennerocha disse…
Nesse artigo considera-se um erro não avisar ao chefe "as suas intenções de sair da empresa".

Mas a empresa quando estiver pensando em te demitir, vai informar com antecedência isso?
Unknown disse…
sinceramente, esse "Fabio Arruda" está totalmente equivocado. Pensem: se vc está procurando outro emprego, claramente o seu emprego atual não te da margens nem perspectivas de melhoria, caso contrario vc tentaria continuar no emprego atual.

"Nem tente discutir, porque, na verdade, é você o errado da história e pode ouvir o que não quer – o que é natural. A situação é constrangedora e só seria menos se tivesse avisado antes"


Desculpem a franqueza, mas isso ao meu ver chega a ser ridículo, como assim avisar antes? Em empresa privada isso não existe. A exceções, quando a empresa é menos formal e te da abertura para discutir, convenhamos? quantas empresas privadas são assim?
Anônimo disse…
Esta semana(duas semanas antes do fim do mês) anunciei minha saída da empresa e falei que ficaria até o fim do mês para que os processos continuassem até outra pessoa ser chamada. Isso não bastou, pois meu chefe disse que eu teria que ter anunciado a procura a mais tempo! Isso significa da parte dele: FALTA DE ÉTICA E HIPOCRISIA!Sabe porquê? Porque empresa quando quer mandar um empregado embora, não manda recado! É pé na bunda e acabou a história. Então, o correto é o empregado(que sempre esteve e sempre vai estar numa posição desfavorável) PROCURAR UM NOVO EMPREGO EM SEGREDO COMPLETO e nem os colegas de trabalho devem saber, pois isso soa anti-ético. O que se deve tirar de bom de todos os empregos que passamos é o bom coleguismo e as eventuais amizades sinceras que possam ocorrer, pois isso sim é o que vale para uma posterior recolocação através do auxílio de indicação do profissional no mercado de trabalho. Nunca anuncie sua procura de uma nova oportunidade para seus colegas e muito menos ao seu chefe, pois a probabilidade dele te dar um pé na bunda é de 99% de chance! Seja profissional ético, não leve um pé na bunda mas dê um pé na bunda do seu chefe com estilo!
concordo com o Fracazo.... apesar de ser anti chefes