Advertisement

Responsive Advertisement

O Planejamento e a Manutenção para a Vida!!!



Todos nós utilizamos a manutenção no nosso dia-a-dia (a maioria não percebe, mas usa), quando tomamos um banho ou cortamos nossas unhas estamos zelando pela MANUTENÇÃO do nosso corpo, quando levamos nosso carro a um mecânico estamos zelando pela MANUTENÇÃO de um bem, poderia citar aqui inúmeros exemplos de como TODOS nós fazemos uso da manutenção.

Quando analisamos deste ponto de vista verificamos o quanto à profissão manutenção faz parte de nossas vidas, ou pelo menos os seus conceitos. A arte de manter foi desenvolvida pelo homem por uma questão de sobrevivência, mas notoriamente não evoluímos em mesma proporção a arte de PLANEJAR.

Tanto na vida pessoal, como na vida profissional, devemos utilizar o planejamento, segundo o Aurélio: planejar – é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim. Quanto melhor planejamos, maiores são as probabilidades das coisas saírem como esperado, atendendo as nossas expectativas e muitas vezes até superando-as.

Em contrapartida tudo aquilo que não é planejado pode sair ao desejo do acaso, gerando na grande maioria dos casos um resultado abaixo ou totalmente contrário ao esperado. Quando pegamos um empréstimo em um banco, quando viajamos para um lugar desconhecido ou mesmo em um passeio de lazer, se não planejarmos o que iremos fazer podemos nos deparar com diversos imprevistos como, por exemplo: não termos condições de pagarmos o empréstimo, ficarmos perdidos em locais perigosos ou irmos passear em um local totalmente desconfortável.


Assim como em todas as situações exemplificadas acima, as empresas também enfrentam estes desafios quanto ao planejamento, e também possuem suas atividades na área de manutenção. Nunca em toda a história o setor de manutenção esteve tão em evidência como nos dias de hoje, e nunca teve uma participação tão importante no resultado final da empresa, ou seja, O LUCRO.

Se por um lado somos ótimos na arte da manutenção, o mesmo não pode ser dito na arte de planejar esta manutenção, o planejamento da manutenção é uma tarefa ainda pouco explorada pelas empresas, o que nos abre uma grande oportunidade de melhoria. Aliás, melhoria contínua, inovação, redução de custos, planejamento estratégico, manutenção preventiva e outros, são itens de muita importância para as empresas que querem ter um diferencial competitivo neste mercado globalizado e em constante evolução.

Neste ponto destaca-se também a capacidade de se adaptar as MUDANÇAS, que hoje ocorrem em velocidades cada vez mais incríveis e surpreendentes, as mudanças trazem crescimento e aprendizado para que possamos caminhar no rumo da evolução.

A partir disso concluímos que as MUDANÇAS levam TODOS nós, cada vez mais, a PLANEJAR a sua vida da melhor maneira possível para que consigamos a MANUTENÇÃO daquilo que já alcançamos e para conseguirmos aumentar o nosso LUCRO de viver com paz, sabedoria e saúde!!!

* Rener Coutinho, trabalha a mais de 12 anos com manutenção, planejamento e gestão da manutenção.

Fonte: O gerente

Postar um comentário

0 Comentários