Advertisement

Responsive Advertisement

9 Dicas Para Conquistar Seu Chefe Sem Ser "Puxa-saco"

O site da norte-americana Forbes listou algumas dicas para quem quer impressionar os superiores e ganhar sua aprovação

Por Luiza Belloni Veronesi

Todos sabem que ter uma boa relação com o chefe pode ajudar a construir a carreira sólida na empresa. Contudo, conquistar o chefe e (e ganhar um aliado no trabalho) não significa não contradizê-lo ou ser o famoso “puxa-saco”.

O site da norte-americana Forbes listou algumas dicas para quem quer impressionar os superiores e ganhar sua aprovação. “Para aqueles que tentam conquistar seu chefe, o meu conselho se divide em três categorias: fazer um excelente trabalho, apoiar a realização profissional do chefe e demonstrar interesse no sucesso tanto do gestor quanto da organização em que trabalha”, afirmou Al Coleman Jr., autor do livro “Secrets to Success: The Definitive Career Development Guide for New and First Generation Professionals” (ou “Segredos para o Sucesso: o Guia de Desenvolvimento de Carreira Definitivo para Profissionais Novos e da Primeira Geração”, em tradução livre).

De acordo com Al Coleman, construir um relacionamento com o gestor trará maior entendimento das expectativas no emprego, já que seu chefe está diretamente relacionado a um futuro aumento salarial, bônus e até uma possível promoção.

O "queridinho" do chefe
O especialista também levantou nove dicas para lhe ajudar nesta empreitada, confira:

1. Faça seu trabalho, mas o faça muito bem

Parece óbvio, mas muitos profissionais não conseguem realizar tarefas básicas do dia a dia. Se fizer um esforço e fazer do seu trabalho o melhor, provavelmente o chefe ficará impressionado. “Tudo começa por este item. Se você não fizer um bom trabalho, vai ser impossível conquistá-lo, mesmo se seguir o restante das dicas”, disse Al Coleman.

2. Conheça o perfil

Estabelecer uma comunicação aberta e conhecer mais seu superior lhe ajudará a enxergar melhor as expectativas que ele tem de você. Esta dica abrange tanto preferências profissionais – horários, estilo de liderança, etc –, como pessoais – relacionamentos, formação, objetivos pessoais. “Uma boa comunicação é vital para a construção de um forte relacionamento com o chefe.”

3. Auxilie e apoie os objetivos profissionais

A principal tarefa de um funcionário é tornar a vida do gestor mais fácil. Portanto, estar alinhado com seus objetivos será fundamental para continuar (ou não) no trabalho, e é claro, conquistar a confiança dele.

4. Seja fiel a ele

Seja sempre um funcionário dedicado e honesto. Nunca fale mal do gestor para os colegas do escritório e também não o deixe “na mão” quando estiver com problemas. Se há algo que lhe incomode, sente e converse com ele, respeitando-o e mostrando lealdade, diz a publicação.

5. Faça de suas as mesmas prioridades do gestor

A maioria dos empregados faz parte de uma equipe e, como tal, tem de a ajudá-la e torcer por ela. Se alguma coisa não está no topo de suas prioridades, mas para seu chefe ela é a primeira da lista, então torne-a imediatamente a sua também.

6. Tome iniciativa

Se ofereça a assumir novos projetos, mas não ao ponto de sobrecarregar e acabar não dando conta do trabalho. Lembre-se que precisa ter tempo para fazer um bom trabalho.

7. Busque soluções para problemas

Quando surge um problema, não basta simplesmente indicá-lo. Seu chefe não vai resolver tudo, sempre. Em vez disso, ofereça sugestões e, se for o caso, sente com ele para tentar resolver o caso. “Ninguém gosta de uma pessoa negativa”, acrescentou o escritor. “Isso diminui tanto a moral quanto impede a produtividade.”

8. Mostre interesse em algo que seu chefe gosta

Uma vez que você conheceu mais sobre os gostos pessoais do chefe, por que não utilizar essas informações ao seu favor? Não tenha medo de explorar a vida pessoal dele e descobrir interesses específicos. Após isso, basta compartilhar algo em relação ao tema e uma conexão poderá ser formada em pouco tempo.

9. Demonstre vontade em permanecer na empresa

“Apesar dos trabalhadores mais jovens raramente permanecerem na empresa por muito tempo, não há nada que impeça de agir e demonstrar um interesse de longo prazo da empresa”, disse Coleman. Saiba mais sobre os clientes, os produtos da empresa, se interesse pelos projetos e vista a “camisa da empresa.”


fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários