Advertisement

Responsive Advertisement

Como Lidar Com as Incertezas ao Abrir um Negócio

Especialista diz que empreendedores devem ter coragem e seguir no ritmo certo

Editado por Priscila Zuini (Escrito por Reinaldo Pamponet Filho, especialista em inovação)

Entender a origem da palavra coragem é fundamental para reforçarmos o que chamamos muitas vezes de “faro” ou “intuição” do empreendedor.

Cor – vem de coração, e Agem – vem de agir, ação. O significado mais próximo da palavra coragem é agir com o coração. Para a minha experiência pessoal, esse significado cai como uma luva.

Todo empreendedor vive momentos diários de incertezas e fragilidade. O tempo é um aliado mas também um grande inimigo se o empreendedor não souber usá-lo a seu favor. Sempre uso a máxima que aprendi em fase muito recente da minha jornada e foi sem dúvida um grande guia: Tenha pressa, mas saiba administrar bem a sua velocidade.

A pressa é um fator importante, aguça sua atenção para o que está acontecendo naquele momento no seu negócio, o que afeta o seu resultado do dia, do mês e será fundamental para sua evolução. Ao mesmo tempo, você não pode perder de vista o caminho a percorrer, pois o apressado que não sai do lugar é um típico destruidor de valor, e pior, esse destruidor de valor em alguns momentos pode ser você mesmo, o empreendedor, dono e fundador daquele negócio.

Administrar a velocidade que você é capaz de imprimir no seu negócio é muito importante e como isso não está em livros, ou em nenhum lugar muito explícito, eu sugiro agir com o coração.

Atente, perceba, sinta diariamente o que acontece no seu ambiente, e como isso se conecta com o ambiente em que está o seu negócio, com o qual e com quem você se relaciona. Dedique um tempo para respirar e procurar algumas respostas que seu coração vai te dar e tenha a coragem de agir com atenção ao momento certo. Em um mundo com essa dinâmica veloz e mutante, quem decide tem chance de errar e quem não decide já errou. Objetive seus pensamentos e tenha a coragem de assumir as suas crenças, confie na sua força e vá em frente pois você é o grande responsável por seu empreendimento.

Reinaldo Pamponet Filho é empreendedor criativo e sócio-fundador da itsNOON.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários