Advertisement

Responsive Advertisement

Como Manter o Foco em Tecnologias Emergentes

Conheça alguns truques para ficar por dentro do que há de mais novo em TI

Saber o que existe na superfície de mercado não é mais suficiente. Em tempos de tecnologias disruptivas e empresas cada vez mais digitais, um mergulho profundo pode trazer benefícios consideráveis a sua organização. Mas como ver tudo o que é relevante nesses tempos tão urgente? O site norte-americano TechRepublic listou nove dicas para ajudá-lo nessa tarefa. 

1. Observe o mundo de consumo

A maioria das inovações recentes vem pelas mãos de consumidores finais. A premissa é mais verdadeira se observarmos as movimentações no campo da mobilidade (smartphones, tablets, serviços em nuvem, games). Fica cada vez mais difícil ignorar “corporativamente” as tecnológicas nascidas originalmente direcionadas ao B2C. Ignorar isso é por sua conta e risco. 

2. Encontre um tecnófilo

Enquanto alguns gostam de serem chamados de “nerds” ou “geeks”, toda organização ou ciclo social tem um ou dois “tecnófilo”, aquele cara que está sempre por dentro das novidades tecnológicas. TI, aliás, é um habitat natural desse perfil; contudo, engenharia e departamentos de marketing abriga pessoas ligadas nas tendências e que, certamente, poderão agregar.

3. Recorra a um especialista 

Não tem certeza dos rápidos impactos que as mudanças trazem a sua companhia? Chame um especialista em temas que lhe afligem para que ele possa dar um panorama do que está acontecendo e sugerir ações para sua organização. Tenha em mente que esse conselho pode considerar a assinatura de um cheque, afinal, não espere bons conselhos (apenas) de graça. 

4. Suje as mãos

Se você realmente quer experimentar conceitos novos, há poucas coisas melhores do que colocar a mão na massa e construir alguma coisa com essas tecnologias. Escolha aquelas de acordo com sua urgência por conhecimento, interesse pessoal ou as que tenham impacto mais significativo nos negócios da sua organização e vá testando. 

5. Jogue o jogo

Seus filhos ganharam um novo videogame, que tal gastar uma tarde jogando com ele? Talvez, em algumas horas você aprenda um pouco mais sobre sistemas de conectividade do dispositivo, os mecanismos de distribuição de conteúdo, as opções de redes sociais... Games, frequentemente, puxam plataformas computacionais até o limite. Além disso, consoles modernos viraram centrais complexas de mídia e comunicação. 

6. Passeie por grandes lojas

No Brasil, essa dica fica um pouco difícil de ser executada no âmbito de lojas físicas. Mas, na essência, a ideia é ir até uma Best Buy da vida e ver a dinâmica do que ocorre por lá, testando e questionando os atendentes quanto aos produtos nas gôndolas. Isso permite, ainda, compreender como os fabricantes de tecnologia estão fazendo para gerar interesse em seus produtos. 

7. Tenha um orçamento pessoal de P&D

Ok. Nem sempre é possível comprar aquele novo e descolado dispositivo. Agora, é interessante reservar uma verba para adquirir, ocasionalmente, eletrônicos de consumo interessantes e modernos. Tecnologias vestíveis (wearables) são um tópico quente no momento. Então, por que não desembolsar uma fração – pequena – do salário em um smartwatch que pode lhe dar noções de aplicação da tecnologia?

8. Leia, ocasionalmente, livros “cabeludos”

Em um intervalo que vai além dos próximos três anos, praticamente tudo que se fala sobre TI é mera especulação. Apesar disso, vale a pena prestar atenção nas previsões que futuristas fazem com relação aos limites das tecnologias. Afinal, projeções quanto a computação orgânica ou quântica, inteligência artificial, etc, apesar de parecerem apenas ficção científica, tem o componente de ciência em seu núcleo – seja para algo concreto ou apenas uma divagação. 

9. Busque referências além da sua empresa/indústria

Alguns gurus da inovação chamam isso de “polinização cruzada”. É interessante o que o estágio de uma indústria pode ensinar a outra – seja pelo grau de adoção da tecnologia, alinhamento de processos ou outro mecanismo. Exemplo? O grupo de médicos e enfermeiros de um hospital norte-americano reduziu drasticamente o tempo cirurgia observando as rotinas de troca de pneus/abastecimento de um carro de Fórmula 1. Assim, tente identificar verticais ou processos que podem trazer algum benefício quando aplicado ao seu negócio.


Fonte: CIO
Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários