Advertisement

Responsive Advertisement

O Dia em Que Descobri Que Queria Ser Empreendedor

Por Priscila Zuini

Respondido por Gean Chu, empreendedor

Meu desejo de empreender não foi algo que aconteceu como um estalo, de uma hora para outra. Foi algo que foi sendo construído pouco a pouco. Algumas pessoas e fases da minha vida influenciaram muito na construção de meu perfil empreendedor.

Meu pai sempre foi uma inspiração. Como empresário, trabalhou em diversas intermediações de negociações entre empresários brasileiros e chineses, envolvendo-se em negócios de diferentes setores. Sempre que possível, meu pai me envolvia nestes assuntos, buscando trazer experiência e insights sobre o mundo dos negócios. Isso despertou em mim uma sede de conhecimento, de saber como e porque decisões eram tomadas, e como buscar oportunidades de negócios em tudo que me cercava.

O fato de ter me formado em Engenharia de Computação me fez conhecer a fundo a história inspiradora de toda uma geração de empreendedores geniais que revolucionaram o mercado e fizeram história, como Bill Gates, Steve Jobs e Michael Dell.

Na verdade, a formação de meu curso foi em parte focada no empreendedorismo. Esta cultura era muito forte no ambiente acadêmico, tanto que grande parte de meus professores eram também empresários.

Foi durante este período acadêmico que conheci meu grande amigo e sócio, Gilberto Verona, que trilhou um caminho semelhante ao meu, e juntos alimentamos desde os anos de faculdade uma vontade muito grande de montar um negócio próprio. Algo que fosse maior do que nós, e que realmente fizesse diferença.

Trabalhei por dois anos em uma startup de equipamentos eletro-médicos, parte como estagiário e parte como engenheiro já formado. Esse período me permitiu conhecer de perto os desafios e os prazeres de se construir um negócio e uma marca a partir do nada.

No momento em que decidi abrir a Los Paleteros eu havia acabado de me formar, estava cursando mestrado com bolsa integral, possuía bolsa para doutorado já garantida, e trabalhava como principal engenheiro na empresa onde atuava, mas decidi deixar toda essa segurança para trás e buscar meu sonho.

Um negócio exige muito planejamento e trabalho. Foco, determinação e estratégia são as principais características de quem deseja ter o próprio negócio.

Na época cheguei a ser muito criticado por familiares e amigos, mas certamente não me arrependo. Faria tudo de novo, mudaria um detalhe ou outro, uma decisão aqui ou ali, mas apesar de todos os obstáculos, ter um sonho realizado vale todo o esforço.

Gean Chu é sócio-fundador da rede especializada em paletas mexicanas, Los Paleteros.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários