Advertisement

Responsive Advertisement

Como as PMEs Podem Incentivar a Qualificação Dos Colaboradores

Autor: Samara Teixeira

O mercado de trabalho busca profissionais com uma visão multidisciplinar e ampla sobre negócios, por isso, é importante as pequenas e médias empresas (PMEs) devem estar atentas e procurarem investir nos funcionários para a movimentação do mercado.

Em geral, o ser humano está mais propenso a buscar novas qualificações quando se sente desafiado dentro do contexto em que vive. “Acredito que as pessoas evoluem somente até onde enxergam. Então, envolver as pessoas em novos desafios, contextos e envolve-las em novas experiências é uma forma produtiva de despertar o interesse pela qualificação”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Quais ações podem ser aplicadas para o desenvolvimento profissional dos funcionários?

Algumas ações podem ser aplicadas dentro das PMEs sem que exista um custo alto sobre este incentivo. “Incentivar a participação dos colaboradores em grupos de discussão e eventos ligados ao setor de atuação, é fundamental. Além disso, ter um processo para compartilhamento periódico de notícias e indicadores do mercado com os colaboradores também é uma maneira de envolver todos na estratégia da organização”, afirma Ramos.

Segundo Ramos, desafiar continuamente os profissionais de modo que estes não permaneçam estagnados dentro da empresa e sempre exigir autonomia, de maneira assistida, para que realizem tarefas consideravelmente importantes dentro da empresa é outra maneira de transmitir alicerces para o aperfeiçoamento dos colaboradores.

“Muitas vezes a capacitação interna tem menor custo comparado à contratação de profissionais já qualificados no mercado e gera um engajamento ainda maior junto a empresa”, enfatiza.

Existe algum instituto que ajude os empresários a encontrarem as melhores práticas?

De acordo com Ricardo, a Endeavor é um instituto muito reconhecido e com alto nível de capacitação para o empresariado. “Além do alto grau do ensino, o network com profissionais já inseridos no mercado traz muito aprendizado”, conclui.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários